Visual Merchandising
Aprenda a impulsionar suas vendas com técnicas de Visual Merchandising! Esta prática envolve o uso inteligente de marketing e comunicação visual para destacar produtos no ponto de venda. Do mobiliário à iluminação, cada detalhe é cuidadosamente planejado para criar uma experiência envolvente para o cliente. Este curso aborda desde o estudo da marca e do consumidor até a disposição estratégica dos produtos, ajudando você a vender mais e melhor. Matricule-se agora e dê vida ao seu produto nas prateleiras!
 

conheça o curso

 

o professor

Professora Otávio Lima
Especialista em Varejo, começou sua trajetória em 1994, como gestor das renomadas empresas Varal, Zoomp, Zapping e Miss Sixty. Possui mestrado em História da Ciência pela PUC SP, MBA em Varejo de Moda pela UAM. Desde 2003, atua como consultor comercial para empresas do varejo e atacado brasileiras, como Glória Coelho, além de marcas internacionais como Lolita (Uruguai) e Harley Davidson. Coordenou o curso de MBA em Negócios e Varejo de Moda e lecionou na EAADM, UAM, bem como ministrou cursos de visual merchandising, treinamento de vendas e gestão de estoques no Senac de São Paulo. Além disso, ministra cursos sobre pesquisa de varejo para brasileiros em Nova York e é professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e enmoda.

perguntas frequentes

Os cursos são online?
Sim! Nossos cursos são 100% online. A enmoda é pioneira e especializada em cursos de moda online há 19 anos no mercado de trabalho.
Os cursos tem certificado?
Sim! Todos os cursos possuem certificado reconhecido pela ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância.
Quais são os dias e horários dos cursos?
Você pode estudar nos dias e horários que quiser, basta se atentar ao prazo de finalização do curso.
Qual a metodologia dos cursos?

Os cursos são compostos por vídeos gravados, imagens, textos complementares, apostilas e atividades.

Como esse curso é classificado?

Como os cursos são 100% online, eles são classificados como livres e profissionalizantes, voltados para a prática do mercado de trabalho.

Cursos livres não necessitam de reconhecimento do MEC, devido à duração.

Como faço para acessar às aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
Preciso baixar algum aplicativo ou software para realizar as aulas?
Você pode acessar de qualquer dispositivo com acesso à internet, como computador, celular, tablet ou outro dispositivo que preferir.
O curso possui apostila?
Sim, em todas as aulas você encontrará arquivos disponíveis para download, podendo salvar ou imprimir.

Aprofunde seus estudos e viva uma experiência única no mundo da moda

verified Estude com quem tem 19 anos de referência no mercado

A enmoda possui uma tradição de 19 anos no mercado de ensino de moda, sendo a primeira e maior escola de cursos online de moda do Brasil.

groups Mais de 25 mil alunos formados

Mais de 25.000 alunos já se formaram com sucesso em nossos cursos, com acesso ilimitado ao conteúdo.

quem faz, recomenda

 
 
 
 

Grade Curricular

Curta Duração - Visual Merchandising

Introdução
Manual do Aluno
Conheça o Professor
Apresentação
Fórum de Apresentação
Glossário
Bibliografia
Aula 1 - Visão 360° - Pense Fora da Caixa
1.1 - O que é visual merchandising?
1.2 - A história do varejo é a história do visual merchandising
1.2.1 - Uma breve história da vitrine
1.2.2 - Retomando a evolução do varejo
1.3 - Evolução do tempo no visual merchandising
1.4 - Visual merchandising versus vitrinismo
1.5 - Focando no consumidor e na venda
Fórum Aula 1
Atividade Aula 1
Arquivo de Impressão - Aula 1
Aula 2 - Entendendo o Varejo
2.1 - Os tipos de varejo
2.2 - A força da marca e do branding
2.3 - A comunicação multissensorial
2.4 - Gestão de vendas - venda assistida ou venda dirigida
2.5 - Exemplos do mercado
Tarefa Aula 2
Atividade Aula 2
Arquivo de Impressão - Aula 2
Aula 3 - Foco no Consumidor
3.1 - Definindo o seu consumidor
3.2 - Identificando o seu concorrente
3.3 - Identificando os seus pontos fortes e pontos fracos
3.4 - Traçando a identidade visual da sua loja
3.5 - Traçando objetivos com os 5 p’s
3.6 - Equipe motivada e integração da equipe de vendas ao VM
Exercício Aula 3
Atividade Criativa Aula 3
Arquivo de Impressão - Aula 3
Aula 4 - Ambiente de Vendas 1
4.1 - Definindo o calendário de campanhas e datas sazonais
4.2 - Seleção de produtos chave
4.3 - Definição de mobiliário e acessórios
4.4 - Manequins
4.5 - Conhecendo o ponto de venda. Por onde começar?
4.5.1 - Plantas
4.5.2 - Circulação - balcão caixa, provadores, área de descompressão
4.5.3 - Planogramas
4.6 - Definindo hot spots
4.6.1 - Calculando a venda por metro quadrado, analisando as suas vendas e definindo onde expor o produto chave
Atividade Aula 4
Atividade Criativa Aula 4
Arquivo de Impressão - Aula 4
Aula 5 - Ambiente de Vendas 2
5.1 - Apresentando e preparando o produto
5.1.1 - Cabides
5.1.2 - Passadoria
5.1.3 - Dobras
5.2 - Tipos de exposição
5.2.1 - Mesas
5.2.2 - Paredes
5.2.3 - Gôndolas
5.3 - Posicionando informação sobre preços
5.4 - Posicionando informação de tecnologias e materiais
Atividade Aula 5 - VM
Atividade Criativa Aula 5
Arquivo de Impressão - Aula 5
Aula 6 - Ambiente de Vendas 3
6.1 - Princípios de VM
6.2 - Linhas de visão
6.3 - Princípios do design que atingem o VM
6.3.1 - Forma e padrões
6.3.2 - Equilíbrio e simetria
6.3.3 - Proporção
6.3.4 - Dominância
6.3.5 - Ritmo
6.3.6 - Repetição
6.3.7 - Movimento
6.3.8 - Cor
6.4 - Loja nova todo dia
Atividade Aula 6
Fórum Aula 6
Arquivo de Impressão - Aula 6
Aula 7 - Ambiente de Vendas 4
7.1 - Um pouco da história das vitrines
7.2 - Inspiração e aspiração
7.3 - Tipos de vitrine
7.4 - Estrutura
7.5 - Montando uma vitrine eficiente
7.6 - Cenografias, gráficos e adesivos
7.7 - Iluminação cenográfica para vitrines
Atividade Aula 7
Atividade Criativa Aula 7
Arquivo de Impressão - Aula 7
Aula 8 - Finalizando e Olhando 360º para o seu Trabalho Realizado
8.1 - Iluminação
8.1.1 - Básico de luminotécnica
8.1.2 - Tipos de lâmpada
8.1.3 - Ajustando a iluminação adequada
8.2 - Comunicação visual e sinalização da loja
8.3 - Sacolas e embalagens
8.4 - Som e cheiro
8.5 - Ouvir o consumidor ajuda a desenvolver o seu negócio
8.6 - Checklists
Fórum Aula 8
Atividade Aula 8
Arquivo de Impressão - Aula 8
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Pesquisa de Satisfação
Visual Merchandising

Visual Merchandising

Horas de curso Aulas Questionários Fóruns de discussões Certificado de Conclusão